Esse é o Cobi, nosso porco espinho, mascote do Anpec Simples!
Mas… o que tem a ver um porco espinho com a prova da Anpec?
Bom, existe uma fábula do pensador britânico Isaiah Berlin, bastante conhecida no mundo dos negócios, que conta a história da raposa e do porco-espinho.Segundo Berlin, existia uma raposa, muito astuta, capaz de vislumbrar uma série de estratégias complexas e elaboradas para atacar de surpresa o porco espinho. Este, por sua vez, era lento e desajeitado e vivia sua vida simples, correndo atrás do almoço e cuidando de sua casa.
Entretanto, toda vez que a raposa tentava atacar o porco espinho de surpresa, ele se enrolava todo e se transformava numa bolinha cheia de pontas afiadas, apontando em todas as direções. Ao se deparar com essa situação, os planos da raposa iam por água abaixo e ela voltava para sua casa para pensar qual seria sua próxima grande estratégia.
A ideia central da fábula é de que o porco-espinho vê o que é essencial – e ignora todo o resto. Ele compreende que a essência de um insight profundo é a simplicidade e, dessa forma, é eficaz e eficiente em seu objetivo, conseguindo se proteger contra qualquer investida da raposa.
E é justamente isso que queremos trazer para vocês através do Anpec Simples! Focar no que é essencial para um estudo eficiente para a Anpec e não perder tempo dando voltas em materiais que não vão diretamente no que é o principal.
Para ir bem num concurso, precisamos ficar craques em fazer a prova – e não gastar horas entendendo a teoria nos mínimos detalhes – falamos sobre isso em um outro artigo.Por isso, o Cobi sintetiza muito bem os nossos valores e é nosso mascote perfeito!