Qual é a metodologia do Cursinho Simples?

Cada curso (Matemática, Macroeconomia, Microeconomia e Estatística) é dividido em três partes.
Parte 1: Aprendendo.  Nessa etapa as aulas são divididas por tópicos, seguidas por um resumo com os pontos chaves da matéria e exercícios do assunto que caíram na Anpec em anos anteriores. Além da resolução escrita dos exercícios, nós trazemos todas as resoluções em vídeo, explicando de forma didática como resolver a questão para que quem está começando a aprender o assunto consiga compreender a resposta.

A ideia é já expor o aluno a exemplos práticos relacionados à aula que acabou de assistir e começar o processo de familiarização com as questões da prova. Além disso, os exercícios estão ordenados de forma didática – ou seja evitamos questões difíceis ou mal formuladas logo de cara, pois estas atrapalham a absorção do conteúdo. Dessa forma o aluno vai praticando aos poucos, sem tomar um choque. Quando a Anpec não fornece questões mais básicas do tópico, que são importantes para o aprendizado, nós elaboramos exercícios que cobrem o conteúdo. O objetivo é que, ao final dessa primeira parte, o aluno tenha sido exposto a uma quantidade enorme de questões da Anpec e já esteja acostumado com o estilo da prova.

Parte 2: Praticando.  O objetivo é revisar todo o conteúdo aprendido na parte 1. Aqui, para cada módulo da matéria, temos listas de exercícios com questões da Anpec de anos anteriores e as resoluções tanto em vídeo, quanto escritas. A ideia é que nesse momento o aluno comece a se virar mais sozinho, resolvendo as questões sem consultar a resolução e só depois verificar se acertou ou errou. Nessa fase, o aluno vai consolidar tudo o que foi aprendido na primeira parte do curso e também ganhar prática.

Parte 3: Simulando. Nessa fase, o aluno já terá aprendido e consolidado as matérias, então é o momento de treinar para a prova. Aqui teremos cinco simulados, com o tempo cronometrado e o aluno só poderá verificar as soluções das questões após fazer o simulado. O objetivo é que o aluno fique craque em fazer as provas: ficar mais rápido para resolver as questões, entender melhor qual é o tipo de questão que tem mais facilidade e começar a lidar com as questões que tem dúvida – se vale a pena chutar ou não. Essa fase é indispensável para chegar confiante no dia do exame.